SEGUIDORES

2 de novembro de 2010

Crónicas dos Maboqueiros



colecção Mukanda nº 1

descarregue o livro


Crónicas dos Maboqueiros é um Diário de Viagem a Angola onde a autora, Júlia Jaleco, natural da Chibia, nos faz um relato do retorno às suas raízes com palavras límpidas, por vezes emocionadas, por vezes lúdicas, com saudade mas sem saudosismos balofos e sempre - e acima de tudo - críticas. Porque a crítica sincera daquilo que é nosso é a melhor forma de nos conhecermos.

Em determinada altura das Crónicas a autora refere o pedido que lhe fiz de fotos das crianças. O motivo do meu pedido tem uma razão simples: queria ver o rosto e, principalmente, o olhar das crianças porque é analisando esses testemunhos indesmentíveis que podemos saber da alma de um povo.

O que vi (e que vocês também poderão ver) deixou-me feliz: a esperança no futuro é enorme.

Vi também a alegria com que interiorizam a necessidade de aprender e o gosto com que o fazem. Num país onde as crianças são obrigados a transportar de casa para o local das aulas (nem sempre salas) o seu banco, é uma lição para quem tudo tem e, mesmo assim, apresenta um índice de aproveitamento escolar miserável. Aquelas crianças das zonas rurais de Angola não têm carteiras, quanto mais aquecimento para os dias mais frios. E não pensem que em Angola não há frio, há sim e rigoroso por vezes.

Deposito uma esperança enorme nestes candengues.


admário costa lindo

Sem comentários: